Passar para o Conteúdo Principal Top

Bolsa de Terras

Bolsa de Terras_20

Bolsa de Terras Agroflorestais de Ponte de Lima - Incentivo ao cultivo da terra

Bolsa terras 1 1024 1000
08 Abril 2013

O projeto Bolsa de Terras Agroflorestais lançado em 2012 pelo Município de Ponte de Lima já acolheu o primeiro projeto. Trata-se de um projeto com o apoio do PRODER, da autoria de um jovem agricultor, produtor de hortícolas, que pretende alargar...

O projeto lançado em 2012 pelo Município de Ponte de Lima já acolheu o primeiro projeto.

Trata-se de um projeto com o apoio do PRODER, da autoria de um jovem agricultor, produtor de hortícolas, que pretende alargar a sua atividade, dedicando-se neste projeto à produção de framboesas. A procura de uma área com estas dimensões já decorria há algum tempo. Foi através do projeto Bolsa de Terras Agroflorestais que o Município lançou, que este jovem agricultor encontrou a área de terreno que procurava para implementar a produção de framboesas.

A instalar na freguesia de , num terreno com 4 hectares, dos quais nesta 1ª fase, 1,5ha será destinado à produção de framboesas em regime protegido (estufas), terá como principal escoamento a exportação. A futura produção de framboesas, em época de colheitas vai permitir dar emprego a cerca de 30 pessoas.

O Município de Ponte de Lima ao lançar a plataforma de publicitação de terrenos agroflorestais disponíveis para arrendamento ou venda, denominada Bolsa de Terras Agroflorestais de Ponte de Lima, está a criar uma base de dados que reúne e divulga um conjunto de informações sobre prédios rústicos. Este projeto surgiu do crescente interesse na exploração de terras com aptidão agroflorestal, quer numa lógia de produção familiar ou empresarial, e em simultâneo contribuir para a gestão das paisagens rurais, um ativo crucial para toda e qualquer estratégia de desenvolvimento sustentável.

Podem aderir à Bolsa de Terras Agroflorestais de Ponte de Lima, de forma gratuita, todos os proprietários que pretendam arrendar ou vender prédios rústicos com aptidão agrícola ou florestal, localizados no concelho de Ponte de Lima. O pedido de adesão é formulado em requerimento próprio, disponível no GAM - , ou através do .